Quem entra em um restaurante como cliente não imagina a importância que existe ao se fazer uma compra correta de equipamentos. Mas, é só pegar uma bebida que não está gelada ou se alimentar de um produto que não foi bem conservado para notar que cada detalhe importa.
Quem está do outro lado, o empresário ou o gestor de compras, tem a tarefa de pensar nesses detalhes que farão muita diferença na hora de fidelizar o cliente. Se você vai ter o próprio negócio tem que ver essa lista de equipamentos para montar um restaurante pequeno.
Porque na verdade não importa o tamanho do seu comércio hoje, mas sim qual a estrutura que você vai dar a ele para que cresça a cada dia. E essa estrutura deve ser embasada a partir das máquinas e dos itens que vão armazenar, preparar e servir os alimentos.
O que é preciso para abrir um restaurante
Nem sempre, abrir o próprio negócio na área da alimentação se trata de gostar de cozinhar. Muito além disso, o planejamento se torna essencial para o sucesso do negócio. E nesse plano de negócios entram as compras de equipamentos.
Ao fazer essa pequena análise, toda pessoa que tem a brilhante ideia de abrir um restaurante pensa na cozinha, o que é óbvio. No entanto, acaba deixando de lado, os equipamentos de tecnologia, para atender os clientes ou os freezers, para armazenar os alimentos em estoque.
Foi pensando nisso, que a gente criou esse material. Ele é bastante acessível e a ideia é ajudar você a entender como montar um restaurante pequeno, mas completo.
Quais são os equipamentos para montar um restaurante
A verdade é que uma lista de equipamentos para montar um restaurante pequeno, médio ou grande pode variar de tamanho. Isso porque tudo vai depender do projeto que você tem em mente. Ainda que seja um ambiente menor, ele precisará de equipamentos essenciais.
Sabendo disso, a gente optou por trazer uma listagem feita em tópicos. E esses tópicos estão divididos em áreas. Assim, a leitura poderá ser mais simples, o que permite que você, enquanto futuro empreendedor, possa ir avaliando os itens essenciais para o seu negócio.
O que são equipamentos para cozinha
Vamos começar respondendo uma dúvida que todo novo empresário possui: o que não pode faltar em uma cozinha de um restaurante? Os equipamentos para restaurante que ficam nessa área são aqueles que tem a ver com o preparo dos alimentos.
A gente poderia mencionar vários utensílios, como mesas, panelas ou picadores. Só que a ideia é falar dos equipamentos, como é o caso de centrífugas, forno industrial, micro-ondas, panelas profissionais, entre outros.
O que são equipamentos para conservação de alimentos
Outros tipos de equipamentos para abrir um restaurante, que todo mundo vai precisar comprar, são aqueles que conservam os alimentos. Isso é extremamente importante para manter esses produtos saudáveis, tanto é que tem até leis da Anvisa que dizem respeito a eles.
Mas, quais são os equipamentos de conservação de alimentos? As geladeiras, os freezers, as câmaras frias e tudo mais o que tenha relação com o sistema de refrigeração.
Para saber mais sobre o sistema de refrigeração em cozinhas industriais, leia esse conteúdo. Nele, a gente conta sobre a separação dos produtos. Além de mencionarmos os melhores equipamentos para preservar os alimentos da forma adequada.
O que são equipamentos para o atendimento ao cliente
Para abrir um restaurante, o empreendedor também precisará de equipamentos focados no atendimento ao cliente. No entanto, essa parte do texto vai envolver muito dos objetivos. Por exemplo, ele poderá ser apenas de delivery ou de atendimento no local.
De qualquer modo, existem os equipamentos para atender clientes, prestadores de serviços e fornecedores que são essenciais. É o caso do balcão de atendimento, do caixa, de cadeiras, etc. Sem falar ainda dos equipamentos de tecnologia, como computadores e maquininhas.
O que são equipamentos para restaurante self-service
Como comentamos acima, se o restaurante tiver o atendimento no local, para que as pessoas se sirvam, podendo ser self-service ou por quilo ou ainda a la carte, novos equipamentos serão necessários.
Nesse caso, os itens mais básicos seriam os buffets, as balanças, os fornos, os pratos, além dos expositores, que podem exibir as opções de bebidas para a clientela.
Como escolher o que não pode faltar no restaurante?
Agora que você conhece essa breve lista de equipamentos para montar um restaurante pequeno, vamos trazer uma dica final: o que considerar na hora de comprar esses itens?
Afinal, o seu pequeno restaurante pode se tornar um grande negócio um dia. Mas, para isso acontecer, o sonho tem que sair do papel e ser projetado da melhor maneira possível.
Muito mais do que usar técnicas de montagem de cardápios e saber atender o público-consumidor, a compra certa dos equipamentos da cozinha, para conservar alimentos e outros precisa acontecer.
7 dicas para comprar equipamentos de refrigeração
A dica é escolher fabricantes confiáveis e que não vão deixar você na mão. Eles poderão ser verdadeiros parceiros da sua ideia. No caso da falta de um armazenamento correto de alimentos, por exemplo, a Anvisa pode multar e fechar o seu novo comércio.
Sem levar em conta que a primeira impressão fica e no começo do seu projeto, o mais indicado é que você tenha ao lado fornecedores que atendam os seus anseios. Isso traz um reflexo direto para a sua relação com o seu cliente, que tem que ser transparente e duradoura.
Sobre a Zero Grau
A Zero Grau é uma fabricante de equipamentos de refrigeração de alimentos e bebidas. Atualmente, temos clientes como a Coca-Cola, a Ambev, a Ouro Fino e muitas outras empresas que começaram com pequenos negócios e confiam na gente.
Essa parceria de longa data prova que estamos cumprindo a nossa missão: entregar refrigeração eficiente com equipamentos que tem essa função. Conheça os nossos produtos e saiba como podemos fazer parte dessa história de sucesso que você está construindo.
Em um futuro próximo, com o aumento nas vendas, o seu negócio pode prosperar. E a Zero Grau vai se manter como parceira. Por exemplo, você poderia começar a produzir o próprio gelo que é servido aos clientes, sabia? Isso através das máquinas de fazer gelo.
Outra ideia que condiz com essa possibilidade de aumentar o restaurante vem das câmaras frias, que são feitas sob medida. Desse modo, daria para ter um estoque maior para a produção diária, mantendo a conservação e a qualidade dos alimentos.
E esses são apenas alguns exemplos que provam como a Zero Grau é o tipo de fabricante que sempre estará ao seu lado, independente se você está no começo de um projeto ou já possui estrutura para iniciar um grande negócio.