Os estabelecimentos comerciais costumam armazenar muitos itens e de diferentes tipos. Se o assunto é sobre refrigerados e congelados, a compra de equipamentos de refrigeração comercial se faz necessária. No entanto, vem a pergunta: como fazer uma boa compra?

Existem diversos fatores importantes que devem ser considerados nessa avaliação. E as dicas abaixo foram selecionadas para mostrar quais são os pontos cruciais na escolha de um equipamento que tem a finalidade de armazenar alimentos e bebidas.

A importância do sistema de refrigeração adequado

Recentemente, tivemos um conteúdo que fez muito sucesso no nosso blog e traz informações sobre o sistema de refrigeração em estabelecimentos comerciais. O foco foi sobre a economia de energia elétrica que pode ser gerada quando se cria um sistema refrigerado correto.

Por exemplo, posicionar os equipamentos de forma correta é uma ótima ideia porque permite a passagem de ar entre eles. Além disso, optar por aqueles que possuem porta de vidro é legal porque evita que as portas fiquem abertas por muito tempo.

E tem ainda diversas dicas, como sobre o degelo automático, a manutenção dos equipamentos e até mesmo sobre a quantidade ideal desses equipamentos. Para quem não leu ainda, clique aqui e faça essa leitura mais tarde.

Para quem conhece esse tipo de teoria e sabe a importância do sistema refrigerado, a dica é continuar lendo esse conteúdo porque o nosso foco é ajudar os gestores e empreendedores a fazerem compras mais assertivas desse tipo de equipamento de refrigeração.

O que saber na hora de comprar equipamentos de refrigeração comercial

A escolha correta do equipamento certo para o seu negócio vai depender de pontos simples, mas que precisam de atenção. Por exemplo, o seu tipo de estabelecimento comercial, o espaço interno necessário, o estudo do fornecedor e muito mais. Veja os detalhes.

1 – O equipamento certo para o seu negócio

A primeira dica é sobre considerar qual é o equipamento de refrigeração certo para o seu negócio. A resposta vai ser diferente quando o responsável pela compra avaliar a função do produto para com o benefício e a vantagem dele.

Para sermos práticos: considere que freezers são ótimos para armazenar alimentos congelados, tais quais as carnes, os sorvetes, os frutos do mar, entre outros. Enquanto isso, os expositores possuem um viés mais comercial, já que expõe os produtos internos.

2 – A modernidade do equipamento de refrigeração

Aqui, o termo “modernidade” pode servir para que se entenda vários pontos. O ideal é que se leve em conta as tecnologias que esse equipamento usa para funcionar. O motivo é muito simples: quanto mais atualizados, então, menos eles vão consumir energia, por exemplo.

Por trás de cada máquina dessa existe os componentes eletrônicos que podem ser instalados justamente para contribuir com essa economia financeira, importantíssima para que os negócios prosperem. Entre eles: fluídos, softs, gerenciadores, inversores, etc.

3 – A potência do equipamento de refrigeração

Além dos itens eletrônicos, leve em conta que a potência é outro detalhe que vai importar nesse estudo prévio para comprar um produto como esse. Logo, achar que uma potência menor é melhor por ser mais econômica é um grande erro.

O fato é que isso pode significar futuros gastos com consertos, manutenções e troca de peças. Então, o que se recomenda é que considere a categoria do equipamento, assim como o tamanho, a modernidade e a potência. Tudo para chegar na escolha perfeita.

4 – O tamanho dos equipamentos de refrigeração comercial

Essa dica é adicional ao que falamos nos tópicos anteriores. Afinal, dependendo do tamanho e do tipo de estabelecimento comercial que você tenha, a escolha de um modelo de equipamento refrigerado poderá ser mais viável do que outra.

Algumas máquinas são mais indicadas para supermercados do que para açougues, por exemplo. E ainda existem as mercearias, padarias, lanchonetes, sorveterias, distribuidores de bebidas e muito mais. O segredo está em avaliar o espaço e também o tipo de negócio.

5 – A temperatura do equipamento

Por se tratar de um tipo de maquinário que é importante para manter alimentos, bebidas e outros itens refrigerados ou congelados, leve em conta que a temperatura interna precisa ser muito bem controlada. Hoje em dia, as novas tecnologias permitem o controle digital.

Além disso, no caso da Zero Grau, os equipamentos como expositores possuem o sistema de resfriamento frost free, além de isolamentos com poliuretano expandido. Logo, a temperatura pode ser ajustável por termostato digital e a porta tem fechamento automático evitando as variações de temperatura.

6 – A escolha de uma marca confiável

As marcas mais reconhecidas são aquelas que prestam um bom serviço de atendimento ao seu cliente. Ou seja, que não tem o único e exclusivo objetivo de vender, mas sim de propiciar uma oportunidade para que a empresa tenha um valor agregado na compra.

Isso inclui, por exemplo, diferenciais de mercado, funcionalidades atuais do equipamento, fácil manutenção e instalação, prevenção de problemas ou trocas de peças, alta durabilidade e muito mais. Logo, conhecer a marca é um detalhe que pesa muito na escolha do equipamento.

Clique aqui para conhecer a história da Zero Grau.

7 – O suporte de atendimento técnico

Antes de terminar todas essas dicas eficientes e inteligentes para comprar um equipamento de refrigeração que vá agregar valor ao seu negócio, considere também o suporte da empresa. Afinal, o fornecedor deve sim oferecer esse tipo de serviço de maneira rápida e objetiva.

Para isso, aquela boa e velha pesquisa de mercado funciona muito bem. Converse com outros empreendedores e gestores que possuem os produtos dessa marca. Aproveite para questionar os vendedores sobre esse atendimento e descubra até mesmo sobre garantias.

A Zero Grau tem um plantão de assistência técnica que pode ser convocada a qualquer momento pelo 45-9-9846-0660 ou no [email protected]

Quem é a Zero Grau

A Zero Grau é uma fabricante de máquinas e equipamentos de refrigeração comercial, que se dedica a um mercado de inovação. A partir disso, oferece soluções práticas para os clientes em vários ramos de atividades, especialmente no setor de alimentos e bebidas.

Tudo começou em 1995, quando os irmãos Arndt iniciaram as atividades industriais em um pequeno balcão, criando a marca Zero Grau. O avanço foi tanto que em 2021 a marca Outride foi criada, lançando no mercado vários novos produtos, como caixas térmicas para aventuras.

Para quem quiser conhecer mais dos freezers, refrigeradores, expositores, cervejeiras e outros equipamentos de refrigeração, o nosso convite é acessar a nossa página de produtos.