Um grande desafio para quem está por trás de um mercado de bairro ou minimercado está ligado à refrigeração comercial. Isso porque a falta de cuidado com esse assunto pode acarretar em uma conta de energia muito alta.

E isso tem explicação: especialistas dizem que nesses estabelecimentos comerciais, cerca de 50% do consumo elétrico vem com o sistema de refrigeração. O que é mais do que o triplo do gasto que vem com o ar-condicionado, por exemplo, que representa 15% do total.

Por outro lado, o uso desses sistemas se faz necessário para a conservação dos alimentos e das bebidas para a venda. Inclusive, esses equipamentos precisam estar ligados o tempo todo, isto é, 24 horas por dia. Então, o que se deve fazer é tomar cuidado.

Se você está preocupado com isso e sabe que dá para diminuir a conta de luz a partir de pequenas mudanças, ótimo. Esse texto será muito útil para as suas próximas tomadas de decisão. Continue lendo para entender tudo sobre a refrigeração em supermercados.

Como diminuir o gasto de energia na refrigeração comercial

A exposição de produtos dentro de um mercado é uma realidade que passou a ser inevitável para os dias de hoje. Ou será que dá para deixar tudo o que é de zona fria dentro do balcão? O ideal, por uma questão de estética, comodidade e marketing, é deixar os produtos expostos.

Assim, investir em um expositor próprio para o comércio é uma ótima ideia visando a expansão da operação, o atendimento ao cliente e até mesmo a obediência aos padrões de exigência das agências que fazem o controle desses ambientes.

Logo, se vale a pena ter expositores no mercado, vamos ao que interessa: como diminuir o gasto de energia com eles. Abaixo, temos 5 dicas de ouro para os comerciantes!

1 – A passagem de ar

A primeira dica, que é muito fácil e geralmente não inclui novos investimentos, tem a ver com o bloqueio da passagem de ar entre os expositores e as ilhas. Esse é um erro que deve ser evitado para que os equipamentos funcionem da melhor forma.

E dá para explicar isso de maneira simples: os refrigeradores funcionam a partir da recirculação de ar resfriado em um ciclo contínuo. Por isso, ter espaços para a passagem de ar faz sentido para não exigir tanto do equipamento e significa menos energia.

2 – As portas de vidro

Sabia que ter portas de vidros nos expositores também ajuda demais na hora de economizar na conta de luz do fim do mês? O motivo é que se expositores ficarem abertos, a perda de frio será inevitável, ainda mais em regiões mais quentes.

A solução para esse problema pode vir da instalação de portas de vidros em expositores e ilhas – lembrando que hoje em dia é possível encontrar expositores com portas de vidros, como os que são comercializados aqui na Zero Grau.

3 – O degelo automático

Também não vamos precisar ser cientistas ou técnicos para saber como o degelo automático influencia na conta energética do seu estabelecimento. Aliás, se você tem um pequeno mercado, saiba que esse é um dos maiores vilões da refrigeração comercial.

Isso porque o processo de degelo exige muita força do equipamento. No entanto, é algo inevitável, que tem que acontecer. Logo, a saída passa a ser optar por sistemas automatizados e inteligentes, que fazem isso apenas quando necessário.

4 – A manutenção dos expositores

Outra dica que vai ajudar a diminuir a conta de luz a partir dos sistemas de refrigeração nos supermercados tem a ver com os equipamentos propriamente ditos. O ideal é que eles sejam higienizados e recebam manutenção de forma periódica.

Isso vai garantir o bom funcionamento deles. Até mesmo porque algumas opções podem ter evaporadores e condensadores que devem estar com as serpentinas limpas para fazer a troca de ar de maneira correta.

5 – A quantidade de expositores

Essa pode parecer uma questão óbvia. Mas, vale a pena fazer uma reflexão. Já parou para pensar na quantidade de expositores, refrigeradores ou freezers que existem no seu minimercado? Obviamente, quanto maior o número deles, maior o gasto com energia também.

A questão não é sobre quantos ter e sim sobre fazer estudos para saber a viabilidade de ter um expositor maior. Afinal, quanto mais produtos expostos, maior a chance da venda, concorda? Então, vamos deixar essa reflexão… E aqui na Zero Grau temos opções com até 4 portas.

Os expositores mais eficientes do mercado

Para todo caso, apesar de todas as dicas acima sobre a refrigeração comercial, especialmente em supermercados, saiba que muitas vezes será importante fazer a troca dos equipamentos por aqueles que são mais modernos e vão garantir mais eficiência e menos custos com a energia elétrica.

Isso porque esse tipo de escolha, que visa um melhor armazenamento do ar frio, pode ter resultados direto nos negócios do estabelecimento. Um exemplo muito simples, mas é real é sobre o sistema de temperatura. Hoje em dia, fazer isso manualmente é um grande risco.

Afinal de contas, a partir de erros humanos, que de fato podem acontecer, o empreendedor acaba perdendo todo o estoque, algo que é inviável para um lugar como um mercado. No nosso caso, os expositores possuem controle digital de temperatura.Ficou interessado em conhecer mais dos nossos produtos e dos diferenciais que temos, certo? Então, sem compromisso algum, acesse a nossa página de produtos e veja como cada um deles pode ser útil para o seu mercado ter uma conta de energia mais baixa daqui para frente.