Pode ser no shopping, no centro urbano, em bairros de alto padrão e em qualquer outro lugar: ter um restaurante pode ser uma ideia lucrativa de negócio. Mas, por trás da teoria, é preciso considerar cada detalhe do projeto. O sistema de refrigeração é um dos pontos importantes.
Para facilitar o seu entendimento sobre esse assunto, a gente optou por dividir o conteúdo em tópicos. Dessa forma, vamos mencionar esse cuidado sanitário em várias áreas desse estabelecimento comercial, como no estoque, na cozinha e assim por diante.
O sistema de refrigeração de um restaurante
O sistema de refrigeração envolve o uso de equipamentos para resfriar um ambiente. No caso de um restaurante, o assunto é extremamente importante pelo fato de que ele lida com alimentos e, consequentemente, com a saúde das pessoas que os consomem.
A Lei, inclusive com base em orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem regras que ditam sobre o que os restaurantes devem fazer. Um dos pontos é sobre manter os alimentos em lugares apropriados, isto é, refrigerados para cada tipo deles.
Abaixo, veja esses tópicos que mencionam o sistema de refrigeração de um restaurante em várias áreas, como na hora de armazenar os produtos, preparar eles ou até mesmo servir e entregar os alimentos aos consumidores.
O sistema de refrigeração no estoque do restaurante
Um restaurante precisa ter um estoque para guardar os seus produtos, certo? Mas, já pensou no fato de que armazenar alimentos pode não ser uma tarefa tão simples assim dependendo do tipo dele. Por exemplo, os produtos de hortifrúti estragam mais facilmente.
Para solucionar isso, existem os equipamentos de refrigeração para eles. Assim, a Anvisa recomenda que os produtos dessa categoria sejam refrigerados em temperaturas que variem de 4 até 6 graus, quando estão in natura. Se forem congelados, vão para o freezer.
As proteínas, como as carnes, devem ser congeladas quando estão na etapa de estoque. Assim, ficam em temperaturas negativas. Por esses motivos, o armazenamento de alimentos que estão em estoque costuma ser feito em câmaras frias.
O sistema de refrigeração na cozinha do restaurante
A cozinha é o lugar onde o foco todo está no preparo dos alimentos. Um ponto importante é levar em conta que os alimentos que já foram preparados antes devem estar em recipientes próprios e em refrigeradores diferentes daqueles do estoque.
Em alguns casos, isso acontece em casos de insumos de restaurantes que fazem atendimento a domicilio. Os produtos secos também devem estar em refrigeradores, em temperatura controlada, até que sejam usados.
Outro detalhe: o descongelamento de alimentos que estavam no estoque, como as carnes. Nesse caso, é preciso seguir a orientação do fabricante para que os produtos se mantenham saudáveis. Temos um artigo que menciona a refrigeração na cozinha industrial, leia aqui.
O sistema de refrigeração no atendimento ao consumidor
Um restaurante, possivelmente, vai servir um cardápio de pratos quentes aos seus convidados e clientes, concorda? No entanto, ainda mais no Brasil, o mais comum é que as sobremesas e as bebidas tenham uma particularidade contrária: geralmente, são servidos gelados.
Por isso, também é preciso considerar que um restaurante deva ter um sistema refrigerado para armazenar as bebidas, como refrigerantes, sucos e água. Assim, o melhor equipamento para esse fim é o expositor porque permite a visualização dos produtos internos.
A partir dos vidros, eles mantêm os produtos armazenados de maneira correta, seguindo a temperatura indicada pelos fabricantes. E, ao mesmo tempo, tem aquele toque comercial, que incentiva as pessoas a conhecerem as opções de bebidas disponíveis no restaurante.
O sistema de refrigeração nas entregas do restaurante
Em algumas situações, o transporte de alimentos e bebidas refrigerados ou congelados pode ser necessário para um restaurante. O que fazer nessa hora? Afinal, não dá para colocar o refrigerador ou a câmara fria no carro e levar até outro lugar, certo?
Nessa hora, as caixas térmicas se tornam importantes. A gente tem um conteúdo que explica todos os motivos para fazer o uso de caixas térmicas para o transporte desses alimentos. Aliás, tem sido uma ótima ideia para quem vende congelados.
Os equipamentos para compor o sistema de refrigeração de um restaurante
Chegando ao fim, agora que você entendeu a importância e a divisão de todo o sistema de refrigeração de um restaurante, vem a última informação: sobre os equipamentos.
Afinal, quais são os melhores, os mais indicados e os que mais fazem sentido para o seu negócio? Nos tópicos acima deu para notar que é imprescindível ter refrigeradores e expositores, se você faz o atendimento presencial dos clientes.
Para quem trabalha com entregas, uma ideia vem das caixas térmicas. Além disso, os freezers são para alimentos congelados, assim como as câmaras frias para lugares com muito estoque. Temos um artigo que menciona os equipamentos para montar um restaurante, leia.