Qualquer comércio que queira alçar voos mais altos precisa prestar atenção em detalhes que fazem muita diferença. Especialmente, por considerar os clientes. Para um restaurante, por exemplo, saber as diferenças entre o expositor refrigerado e o refrigerador é um dos pontos!
Isso porque além da qualidade do equipamento para manter as temperaturas internas e conservar os alimentos, eles também podem ser úteis para outros fins, como organizar os produtos, permitir técnicas de vendas e, como consequência, aumentar o faturamento.
Ficou curioso para saber qual é o melhor equipamento de refrigeração para o seu comércio? Então, comece por entender as diferenças entre eles.
As características de cada equipamento de refrigeração
Saber as diferenças entre esses equipamentos de refrigeração não é tão complicado porque já temos o conhecimento dos itens domésticos. No comércio, algumas coisas se alteram, porém, o conceito parte do mesmo pressuposto. Continue lendo para entender!
O refrigerador
É um equipamento usado para refrigerar produtos. Ou seja, ele mantém na temperatura baixa, aumentando a conservação deles, mas sem congelar. Nesse caso, ele pode ser útil para guardar todos os itens que precisam ser refrigerados em temperaturas entre 1 e 7 graus.
O mais comum no comércio é que eles sejam usados para armazenar sucos, refrigerantes, água, alimentos e outros itens que precisam estar gelados. Para estabelecimentos comerciais, o ideal é contar com refrigeradores com controlador de temperatura digital, como esse aqui.
O frigobar
O frigobar é mais uma variável, sendo que é um dos mais fáceis de serem entendidos. Isso porque ele é como se fosse uma mini geladeira ou uma geladeira pequena. Assim, esse tipo de refrigerador é comum em quartos de hotéis, mais do que em casas.
Devido ao tamanho, ele serve para armazenar produtos específicos, como é o caso de latinhas de refrigerantes ou de cerveja.
O freezer
Já os freezers são indicados para congelar os alimentos ou para mantê-los em congelamento. Em casa, por exemplo, eles são usados para armazenar carnes, embutidos e outros alimentos congelados. A temperatura varia de 16 graus negativos até 20 graus negativos.
Atualmente, os freezers são equipamentos mais sofisticados e mais tecnológicos dos que os congeladores. Alguns deles, como o que temos aqui na Zero Grau, possuem sistema de congelamento na serpentina, o que permite mais aproveitamento do espaço interno, veja.
A cervejeira
A cervejeira ganhou importância nos últimos dias e tem sido comercializada até para fins residenciais. No entanto, elas são mais comuns em comércios. Como o nome indica: é para armazenar cervejas. A temperatura interna varia de 6 graus negativos até dois graus positivos.
Atualmente, é possível encontrar a cervejeira com chopeira em um mesmo equipamento. Aqui na Zero Grau, nós temos uma edição limitada dela, com temperatura entre 7 graus negativos e 10 graus positivos. Conheça o Kegerator 240 Litros. Outras cervejeiras disponíveis são: Craft Brewery 120 L e Cervejeira Tradicional de 240 L.
O balcão refrigerado
Para um comércio, o balcão refrigerado também pode ser uma ótima ideia. Ele tem um sistema de resfriamento, sendo que o grande diferencial está no design. O mais comum é que tenha uma superfície plana, como uma bancada e embaixo compartimentos.
Nesses lugares podem ir refrigerantes ou até mesmo bolos. Por isso, eles são muito comuns em lojas de bolos e padarias, além de supermercados. Os produtos expostos ali podem ser congelados, mas a grande maioria é resfriado.
O expositor refrigerado
Enfim, chegamos ao tópico que menciona o expositor refrigerado. E deixamos ele para o fim justamente porque merece um pouco mais de atenção porque acaba sendo flexível para vários comércios, como docerias, supermercados, bares, etc.
O expositor refrigerado é um equipamento que tem um foco bem maior na exposição dos produtos internos. Por isso, ele foi pensado para os comércios. O comum é que armazene refrigerantes, água, cervejas, tortas, entre outros produtos.
Vertical ou horizontal
Sobre o expositor refrigerado também vale a pena mencionar que ele pode ser vertical ou horizontal. O que é vertical é parecido com uma geladeira no seu formato. No entanto, ele possui uma porta de vidro que facilita a visualização dos produtos internos.
Existe o expositor refrigerado pequeno ou grande no formato vertical. Isso vai condizer com o tamanho do estabelecimento comercial. Alguns podem chegar a 5 portas, sendo para resfriados ou congelados. Já o que é horizontal é chamado de ilha porque tem esse formato.
Qual deles é o melhor para o seu negócio
Um expositor refrigerado, um freezer, um balcão refrigerado ou outro equipamento de refrigeração pode ser interessante para o seu negócio comercial. No entanto, para se ter essa resposta vai ser preciso avaliar várias condições, como o espaço livre e o tipo de comércio.
Em um primeiro momento, esse tipo de equipamento deve servir para atender as normas da Anvisa (Vigilância Sanitária). Depois, também devem ter qualidade para não aumentar os custos com a conta de energia e outros gastos da empresa (já falamos disso, leia aqui).
E uma terceira vantagem de se estudar uma escolha mais assertiva do expositor refrigerado ou outros equipamentos tem a ver com o aumento das vendas. Isso porque os modelos podem ser importantes para potencializar as técnicas de vendas a partir dos hábitos de consumo.