Zero Grau apoia projetos sociais da região oeste por iniciativas que retém parte dos impostos para doação local

A Zero Grau realizou doação pela Lei de Incentivo à Cultura, do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), para o Coro Jovem Masculino “Nós da Voz” – projeto idealizado pela Associação Arte e Cultura do Oeste do Paraná (AACOP).

Ao todo, o projeto abrange municípios como Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste. Além de atender mais de 50 jovens que se preparam para estrear em um novo concerto ainda inédito na região oeste do Paraná.

A indústria está em fase de busca e análise de novos projetos para doação que possam englobar não somente a cultura, mas também apoio social a hospitais e entidades da região.

A ASSOCIAÇÃO ARTE E CULTURA DO OESTE DO PARANÁ

A Associação Arte e Cultura do Oeste do Paraná (AACOP) é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 2017, com sede em Marechal Cândido Rondon. Em síntese, tem por objetivo a promoção da cidadania, da cultura e do setor artístico, em especial o canto coral, música, artes cênicas e plásticas, dança, teatro, dentre outros. 

PROJETO APOIADO: CORAL NÓS DA VOZ

O Coro Jovem Masculino “Nós da Voz” é formado por cantores adolescentes e jovens dos corais juvenis dos municípios de Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste e da AACOP de Marechal Cândido Rondon. Contudo, o grupo ainda integra a grande rede do Movimento Coral Juvenil do oeste do Paraná, com mais de 350 jovens cantores.

Idealizado e coordenado pelo regente Gerson Daniel Giese, o coro de vozes masculina, em 2017, foi o único selecionado na categoria juvenil para representar o oeste do Paraná no Festival Internacional de Coros na cidade de Maringá. Seus cantores são estudantes do ensino médio, universitários e profissionais. Portanto, em sua grande maioria, são jovens que antes não tinham contato com o estudo da música – seja vocal ou instrumental.

Como resultado, o grupo conta com uma sonoridade única, até porque a preparação vocal é feita pela professora de canto lírico, Michele Coelho. Primeiramente, a rondonense possui formação em mestrado em Veneza, Itália. Ademais, o coro tem no repertório músicas populares nacionais e internacionais e também, de cunho religioso, eruditas e de composição.

Para a Raidiane Nolasco Fernandes, fundadora e presidente, da AACOP, o apoio da Zero Grau “permite desenvolver não apenas os talentos locais, mas também gerir uma equipe cultural: cenografia, figurinos, sonorização, roteirista, continuísta, monitores, equipe de vídeo, marketing, divulgação, instrumentistas. Impactando assim em toda a região culturalmente e socialmente, através do livre acesso à cultura de qualidade”, afirma.

E é com a ajuda e incentivo de empresas como a Zero Grau que o Coro Jovem Masculino “Nós da Voz” se prepara para em 2023 estrear seu novo concerto com temática e enredo inéditos.

O OBJETIVO DO PROJETO

A associação tem como principal objetivo integrar os jovens por meio da música coral, dando à eles voz para participarem das escolhas do repertório e, através da cultura, proporcionar uma forma de se manifestarem por meio da arte, da oratória, da expressividade, do respeito, da valorização da família e do trabalho em equipe.

SOBRE A LEI DE INCENTIVO À CULTURA

A Lei Federal de Incentivo à Cultura, criada pelo o ex-secretário de cultura Sérgio Paulo Rouanet, permite com que empresas direcionem uma fração do pagamento de Imposto de Renda, tributo federal, para o financiamento de iniciativas culturais. Por isso, essa lei é o principal financiador e fomentador da cultura no país.

Desde sua criação, em 1991, a iniciativa já injetou pelo menos R$50 bilhões no fomento cultural do Brasil, incentivando mais de 27 mil projetos. Todavia, as empresas que à aderem são responsáveis por propiciar experiências únicas à sociedade, como apresentações, eventos, exposições, espetáculos, corais, entre outros.

Raidiane, com sua ampla experiência no setor cultural, salienta que “a Lei de Incentivo à Cultura é muito importante por permitir que cidades do interior também tenham acesso à produção de grandes espetáculos”. Com o incentivo à cultura “há uma maior democratização e acesso a projetos deste gênero em cidades afastadas do grande centro”, conclui.

ZERO GRAU APOIA NOVOS PROJETOS 

A Zero Grau está com as portas abertas para apoiar novos projetos. A empresa pretende incentivar pelo menos uma proposta nova a cada três meses. Para ioss, as doações serão trimestrais e a próxima já está com a data marcada para dezembro!

Para ser patrocinado, é preciso que sua proposta esteja devidamente aprovada pelo Ministério da Cultura e pela lei de incentivo. Então, se você é um artista, produtor cultural ou conhece algum projeto que se enquadre nos requisitos, envie uma solicitação de pedido para a Zero Grau.

Com a missão de transformar o mundo em um lugar mais legal, a Zero Grau apoia o setor cultural brasileiro. A empresa ainda promove e estimula a regionalização da produção cultural e artística, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais. Com isso, a Zero Grau afirma sua responsabilidade social corporativa com a comunidade e investe no desenvolvimento cultural do oeste do Paraná.

Você tem um projeto aprovado e quer ser patrocinado?

Envie sua proposta para nós!