O brasileiro é considerado como um povo muito empreendedor. Nessa pandemia, tivemos a prova disso. A venda de congelados se tornou fonte de renda principal para muita gente. Outras pequenas, também encontraram forma de crescer e aumentar as vendas. É nessa hora que entra a ideia da caixa térmica para transporte de alimentos congelados.

Afinal, é um tipo de equipamento que é fundamental para que o alimento seja entregue com a melhor condição possível, isto é, na temperatura adequada e mantendo a qualidade. Ou seja, o transporte de alimentos congelados não pode sofrer variações de temperaturas para não alterar sabor, gosto ou formato. E isso é possível com as caixas térmicas!

Para que o texto seja simples de ser compreendido, apesar da introdução mais longa, nós dividimos os tópicos da seguinte forma:

  • O que são os alimentos congelados
  • Para que servem as caixas térmicas
  • As vantagens das caixas térmicas para transportar congelados
  • A melhor caixa térmica para transporte de alimentos congelados
  • As câmaras frias para o transporte de congelados

O que são os alimentos congelados

Os alimentos congelados são aqueles que foram submetidos a processos de congelamento em velocidades apropriadas. Por isso, eles exigem equipamentos adequados para o transporte, sendo que o objetivo é trazer estabilidade térmica para manter o produto com qualidade.

Em caso contrário, o produto interno poderia estragar, gerando prejuízos aos envolvidos. Inclusive, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fala sobre isso ao apontar que “a temperatura do congelamento deve ser mantida do início ao fim do trajeto”.

Quanto à temperatura, ela pode variar com base nos produtos e nos fabricantes. Sendo assim, um exemplo é uma temperatura negativa de 18 graus, que pode ser mantida durante todo o transporte.

Atualmente, grandes volumes são transportados em câmaras frias e menores volumes em caixas térmicas, entenda isso em detalhes! Ambos os equipamentos permitem manter as características reais dos alimentos.

Para que servem as caixas térmicas

As caixas térmicas possuem a vantagem de terem qualidade comprovada contra alterações de temperaturas internas. Por isso, elas são recomendadas para o transporte de alimentos congelados, o que faz com que seja importantíssima para a logística de vários mercados.

Por isso, os fabricantes de congelados sempre fazem uso desse tipo de equipamento para deslocar os produtos de um lugar para outro. O mesmo vale para: fabricantes de sorvetes, indústrias de pescados, supermercados, entre outras empresas que transportam congelados.

As vantagens das caixas térmicas para transportar congelados

Além de manter a eficácia quanto à temperatura e conservação do produto, essas caixas também possuem características voltadas para a higiene do transporte. Ou seja, faz com que os alimentos não sejam contaminados por bactérias que podem causar danos à saúde.

E tem mais: essas caixas térmicas possuem tecnologia que fazem com que sejam inodoras e atóxicas, ou seja, eliminam os riscos de modificar o gosto, o sabor ou até mesmo a textura dos alimentos que vão ser transportados por ela.

Também tem a vantagem da tolerância mecânica, sabe o que é isso? Caso caia no chão, a caixa protege os alimentos internos, fazendo com que não fiquem amassados, furados ou prejudicados de alguma forma. Ou seja, elas foram feitas para esse tipo de transporte.

A melhor caixa térmica para transporte de alimentos congelados

Atualmente, no mercado, é possível encontrar vários tipos e modelos de caixas térmicas, inclusive, com padrões característicos de cada fabricante. Assim, o que é preciso considerar é que são embalagens ideais para alimentos de diversos tipos e formatos também.

Outro detalhe é que a limpeza desses equipamentos para o transporte é bem simples, podendo ser feita apenas com água e sabão neutro. E são produtos que podem ser manuseados tranquilamente porque não possuem pontas e com superfície lisa.

No fim das contas, a melhor caixa térmica para transportar alimentos congelados vai ser aquela que apresenta o melhor custo-benefício, considerando a vida útil delas.

Aqui na Zero Grau nós temos dois tipos de caixas térmicas que fazem sucesso. A mais clássica de todas é a de aço. A estrutura é de aço galvanizado e a pintura epóxi na parte externa. Na parte de dentro, ela é de polietileno rotomoldado com isolamento térmico em PU injetado.

Conheça aqui a caixa térmica de aço. Inclusive, ela tem opções como porta cadeado e dreno!

Outra opção é a caixa térmica toda em plástico polietileno rotomoldado. Ela é muito resistente e pode ser usada para bebidas e para diversos produtos perecíveis, como as massas congeladas ou sorvetes. Ela não tem soldas e nem emendas, garantindo durabilidade.

Clique aqui para conhecer os modelos disponíveis da caixa térmica de polietileno da Zero Grau.

Curiosidade: as câmaras frias para o transporte de congelados

Antes de terminar o conteúdo também vale a pena conhecer sobre as câmaras frias, que vão em baús de caminhões. De um modo simples, elas são como caixas térmicas, só que bem maiores e, portanto, para maiores volumes de entrega de produtos.

Nós, da Zero Grau, também possuímos essas câmaras, sendo que projetados a criação delas para todo tipo de demanda e de qualquer configuração. Assim, é um tipo de câmara fria modular, que tem degelo automático (frost free) e controlador digital de temperatura.

Para quem pensa grande e quer estudar esse tipo de encomenda sob medida para entregar mais vendas, clique aqui. Nessa página dá para ver várias imagens dessa câmara fria, inclusive, para mercados diferentes, como de congelados ou mesmo hortifrúti.