Começar um negócio próprio exige coragem. Depois do primeiro passo, o que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial passa pela disciplina e pela organização. Esse texto é para quem está nesse processo e quer chegar ao sucesso! Veja como é possível fazer a gestão de pequena empresa a partir de 3 insights – o resultado pode ser mais vendas.

Os principais setores de uma empresa

Quem é dono do próprio negócio, sabe: todas as áreas são importantes para o bom funcionamento da empresa. Assim, temos: administrativo, financeiro, de recursos humanos, comercial e operacional.

E saber disso é importante porque a gestão de pequena empresa precisa considerar cada uma das áreas de atuação, que muitas vezes é exercida por uma única pessoa: o empreendedor, que também é gestor, faz acontecer, administra e tudo mais.

Só que muito mais do que delegar as tarefas, um detalhe é sobre entender o sistema que é ligado por cada setor. Por exemplo, se as operações não estão acontecendo da melhor forma, possivelmente a área comercial não vai ter os melhores resultados.

Ou seja, os principais setores de uma empresa existem e precisam ser definidos, mesmo que quem os executa seja uma única pessoa. A dica, nesse caso, é se organizar para conseguir fazer tudo de modo que a engrenagem funcione.

Como fazer a gestão de pequena empresa

Gestão de pequena empresa

Os próximos 3 tópicos não vão trazer um guia completo para quem quer criar a gestão empresarial perfeita. Até mesmo porque isso exigiria a contratação de novos funcionários. Porém, se você é um empreendedor que toma decisões em várias áreas, esses tópicos serão muito úteis. Leia!

1 – Padronize as atividades

Em qualquer comércio ou área que trabalhe diretamente com pessoas é possível notar que nem todos os dias serão iguais. Afinal, pessoas e empresas exigem cuidados especiais porque são diferentes. Quem vende sabe que não existe uma única técnica de venda que vai funcionar.

Mas, o ponto de atenção para esse primeiro tópico é sobre a padronização das atividades internas e dos processos que são importantes para o negócio funcionar. Uma ideia para as empresas menores é reservar um horário do dia de trabalho para cada atividade importante.

Vai ter aquele momento para fazer os pagamentos das contas, avaliar o inventário do lugar, verificar os e-mails ou pedidos que foram feitos, arquivar documentos como notas fiscais, fazer a limpeza do local físico e muito mais.

E ainda que o comércio tenha dias de alta demanda e outros de pouco movimento, esse tipo de organização das atividades diárias ajuda demais a manter uma gestão eficiente de todas as áreas envolvidas.

Exemplo

Aliás, é nessa hora que será possível notar que a compra de equipamentos e acessórios também ajudam a manter o ambiente mais flexível para o trabalho.

Só para se ter uma ideia, quem tem um comércio de alimentos e bebidas deve se preocupar com a escolha de expositores – que servem para conservar e expor esse tipo de produto. Isso porque uma escolha assertiva vai ser determinante na hora de estocar os produtos neles.

Assim, não será viável ter um único expositor de 1 porta se o seu volume de vendas diárias exigir um equipamento que tenha dimensões maiores. Aqui na Zero Grau, é possível encontrar expositores de até 5 portas. Conheça todas as nossas opções aqui.

2 – Automatize os processos

O insight número 2 deste conteúdo é um que gera muitas dúvidas nos novos empreendedores. Afinal, nem sempre a ideia da automação está clara. Você sabe o que é isso? A ideia é tornar os processos automáticos, mais rápidos e mais eficientes, também.

Isso porque na hora de cuidar de cada área será preciso atenção aos dados. Imagine só o controle de estoque, que vem a partir da entrada e saída de produtos. Depois, vem a parte financeira, que envolve pesquisas de preços, fornecedores, diferenciais, etc.

Durante o dia a dia de trabalho também é preciso monitorar as receitas visando diminuir as despesas. Tem a avaliação de concorrentes como forma de precificar produtos e descobrir o melhor percentual de lucro para o seu negócio.

E a verdade é que cada detalhe desse importa. Por isso, ter software de gestão para pequena empresa ou qualquer programa que permita essa integração de dados vai ajudar bastante. E isso é automatizar processos, o que aumenta o desempenho operacional da sua empresa.

3 – Use a tecnologia a seu favor

O último insight que temos aqui é sobre o uso da tecnologia, que tem se tornado uma excelente aliada na hora de fazer a gestão de pequena empresa no mundo todo. Acima, vimos sobre o uso de programas que podem integrar dados e dar uma visão geral de todas as áreas.

Já nesse tópico, o conceito é um pouco diferente disso. O que queremos trazer à tona é o uso de aplicativos de celulares e ferramentas digitais que tornam o dia a dia de trabalho do empreendedor-gestor mais fácil. São diversos os apps que permitem isso de maneira produtiva.

Só para ilustrar aonde queremos chegar, saiba que o cadastro de clientes e fornecedores é muito importante para quem lida com vendas. Então, ter um app que auxilie nessa ideia de “lista telefônica digital” é bem interessante.

Outra dica é pensar em ferramentas que permitam o gerenciamento das divulgações, promoções e campanhas, seja nas redes sociais ou no ambiente físico. Logo, ter o app do e-mail é uma forma de responder mais rapidamente aos clientes e parceiros, por exemplo.

Como a gestão da empresa pode aumentar as vendas?

Gestão de pequena empresa

Para finalizar o texto, temos uma reflexão que é muito prática. Tanto é que não precisamos ir muito longe e nem voltar na teoria para entender isso. Quando você se coloca do lado de um consumidor, que pode até representar uma empresa, é possível ter essa visão da importância da gestão empresarial.

O melhor exemplo vem do ambiente onde acontecem os negócios. Para quem tem um comércio, estamos falando desse estabelecimento físico mesmo. Quem entra naquele lugar vai se sentir mais à vontade para fazer compras se ele estiver organizado ou desarrumado?

Em outro ponto: se um fornecedor recebe pedidos padronizados e organizados, você não acha que aumenta as chances dele se tornar parceiro do seu negócio mais do que se fossem enviados pedidos quebrados, incorretos, com possíveis cancelamentos?

Por isso, a gestão de pequena empresa é uma estratégia que tem como um dos resultados o aumento das vendas. Dessa forma, trata-se de produtividade, de aumento de performance e da otimização do trabalho diário. E aí, como tem feito a gestão da sua pequena empresa?