Abrir o próprio negócio é um sonho realizado por muitos empreendedores brasileiros. No entanto, na prática, é preciso vencer alguns desafios. Nas próximas linhas, você vai ver 5 insights sobre a economia de energia elétrica no comércio que podem fazer sentido para você!
Afinal, quem não quer ter uma conta de energia mais barata? Esse resultado é muito positivo para a redução de custos e, também, para o aumento da margem de lucro do estabelecimento comercial. Então, continue lendo e descubra como economizar energia no comércio.
5 ações para reduzir o consumo de energia elétrica
As dicas abaixo são gerais no sentido de que não trazem detalhes estruturais ou técnicos. O que queremos é incentivar você a fazer pequenas mudanças no seu comércio visando um menor consumo de energia. Vamos nessa?
1 – Faça Adaptações Inteligentes
O primeiro tópico é o mais genérico de todos, no entanto, um dos mais simples de serem realizados no empreendimento. Hoje, com os avanços da tecnologia, dá para fazer várias adaptações que permitem diminuir a conta de energia.
Um exemplo é a troca de luzes mais tradicionais pelas que são de LED. Elas são bem mais econômicas, apesar de exigirem um investimento um pouco maior na compra. O resultado vem ao longo dos meses. Há estudos que falam em economia de consumo de 70% no ano.
Outra ideia é a de criar ambientes mais claros e mais climatizados. Assim, exige-se menos luzes acesas e menos dos aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores. Inclusive, usar as luzes externas, a partir do sol, também é uma forma de iluminar o ambiente sem gastar muito.
2 – Use Equipamentos Eficientes
A próxima das ações para reduzir o consumo de energia elétrica na indústria é sobre a escolha de equipamentos eficientes. Essa compra deve ser pensada com muito cuidado para que o resultado seja positivo. E nós temos um exemplo: os expositores com portas de vidro.
Eles são indicados para conservação e exposição de alimentos e bebidas, podendo ser produtos resfriados ou congelados. Possuem portas de fechamento automático e um sistema de resfriamento de ar forçado (frost free), o que garante a temperatura (10ºC e – 7ºC para resfriados e de 0°C até -18°C para congelados) e um regime de consumo de energia adequado.
Nós temos uma grande variedade de equipamentos que garantem a boa funcionalidade e o custo-benefício. Então, se o assunto é sobre manter resfriados ou congelados os produtos no seu comércio, conheça o nosso portfólio, que vai dos expositores, passa por freezers e vai até as minicâmaras frias, etc.
3 – Aposte na Conscientização
Agora uma dica que você, enquanto empreendedor-gestor, poderá ter notado com o tempo de experiência que tem. Se não notou ainda, vale esse insight para começar a praticar desde já – porque gera muitos resultados positivos.
É sobre conscientizar toda a equipe e os funcionários sobre o consumo consciente. Se você começou a fazer as modificações necessárias, com a troca de equipamentos que gastam mais energia pelos mais econômicos, tem um ótimo incentivo.
Porém, também vai ser fundamental que os profissionais daquele ambiente de trabalho atuem nesse mesmo sentido, em prol de uma conta de energia mais barata. Atualmente, é possível pensar em palestras, dinâmicas, informativos e outros meios de trazer esse conhecimento.
Para que se tenha uma ideia disso, saiba que nós da Zero Grau fizemos testes em laboratórios para comprar equipamentos. E o resultado foi que os nossos produtos se mostraram 60% mais econômicos do que os concorrentes. Esse tipo de conhecimento técnico faz toda a diferença no fim do mês, na conta de luz.
Já quanto ao uso dos expositores, o ideal é não manter as portas abertas por longos períodos. Em uma cozinha de restaurante, por exemplo, a dica é abrir de uma só vez e tirar todos os produtos que serão usados naquele momento. Esse tipo de conscientização é necessária para que se consiga os melhores resultados na economia de energia.
4 – Entenda o Pico do Consumo
Ao ler alguma notícia sobre o consumo de energia doméstica, você já deve ter ouvido falar que o pico de consumo acontece entre as 17 horas e as 22 horas, certo? Isso quer dizer que é o momento do dia em que mais pessoas usam a energia elétrica.
Por conta disso, o que acontece é que em algumas partes do país as tarifas passam a ter um preço mais elevado nesses horários. E, caso seja possível para o seu estabelecimento comercial, uma boa ideia pode ser a de adaptar o horário de funcionamento.
Dessa forma, é possível reduzir o custo de energia elétrica. Pode parecer algo complicado, no entanto, se você tem uma boa gestão vai conseguir identificar pontos de melhorias a partir do uso de equipamentos que mais consomem energia, por exemplo.
5 – Faça Manutenção na Rede
O último insight que temos aqui é sobre a manutenção periódica da rede elétrica do seu estabelecimento comercial. Existem vários bons motivos para você, enquanto responsável pelo lugar, fazer isso. Por exemplo, reconhecer se não há “fuga de energia”.
Conhece essa expressão? Ela indica quando há falhas nas instalações ou problemas de isolamento nas fiações. Ou seja, a empresa pode perder energia elétrica por problemas técnicos. Esse tipo de problema é comum de acontecer em lugares mais antigos.
Um jeito bem simples de descobrir se está tendo fuga de energia no seu comércio é desligando a chave geral do lugar e observando se o medidor está girando. Se isso acontecer, é um sinal de que a instalação elétrica está com falhas. Aí vale a pena contratar um especialista.
Para saber mais
Se você gostou desse texto, saiba que a nossa equipe, aqui da Zero Grau, disponibiliza conteúdos e notícias semanalmente focados em pessoas como você, que empreende e que vai atrás do sucesso do negócio próprio. Então, acompanhe o nosso site e fique por dentro das tendências e dos melhores insights do mercado.