Para contextualizar, podemos iniciar escrevendo algo em inglês: English Friday At Work, ou ainda para abreviar com uma hashtag, #EFAW.
Para quem não entendeu, o significado é Sexta-Feira do Inglês no Trabalho. Bom, esta é a tradução mas o real significado vai muito além disso!
Já somos uma empresa grande e a diversificação de nossas atividades geram um pouco mais de segurança na continuidade das funções diárias, mesmo em tempos difíceis como os que estamos vivendo. Ok! E o objetivo de toda e qualquer organização é crescer e prosperar. Uma empresa grande para seguir em frente depende de muitas variáveis, mas basicamente 2 coisas: A primeira é um líder com foco e propósito e a segunda é uma equipe capaz de responder à altura de objetivos maiores.
Nesta semana iniciamos mais um projeto com um significado um pouco maior junto aos nossos colaboradores. A proposta é que todas as sextas-feiras sejam utilizadas para praticar a conversação do inglês, hoje um dos principais idiomas falados no mundo.
Há alguns anos já adotamos nosso posicionamento como the cool company. Como uma companhia, as partes do grupo vão, cada vez mais, ter relações e laços globalizados e o domínio do inglês encurta caminhos para esse growth (crescimento).
Assim, lançamos internamente a campanha do English Friday At Work – #EFAW – and so we want to practice and speak english fluently, as fast as possible (e assim queremos praticar e falar inglês fluentemente, o mais rápido possível).
Mas não se engane, isso não é pela empresa em si. Isso é pelas pessoas!!! Percebemos que muitos sonham – e nós mesmos um dia queremos – falar fluentemente um outro idioma. Mas de nada adianta apenas sonhar e querer, certo? We need to start! (Precisamos começar!)
Dessa forma estamos dando este importante passo, inserindo em nossa cultura o novo hábito de falar inglês em nossas sextas-feiras! Quem já tem um pouco mais de vocabulário é incentivado a falar e praticar. É diferente de uma sala de aula com frases prontas pois estamos falando na linguagem das coisas do nosso dia a dia de trabalho.
Quem ainda não fala, quem entende bem pouco, começa a prestar atenção em algo diferente que está acontecendo, mesmo que num simples “Good Morning” (bom dia), ou um “How Are You?” (como vai você?). Isso desperta a vontade de participar, pois estamos fazendo isso de boa vontade e de bom coração, não como forma de passar uma sensação de falsa soberba “por eu falar inglês e você não”. Não é isso!!! Os colaboradores que falam estão sendo instruídos em ajudar a construir uma cultura de inclusão e incentivo.
É uma oportunidade de aprendizado mútuo, onde um ajuda o outro a crescer e se desenvolver na prática do idioma. Assim como em qualquer outro processo da vida, ninguém nasce sabendo: é preciso praticar. Por isso, não sinta vergonha de errar! Você está tentando e isso já é um grande avanço!
E porque não dizer, isso é mais uma forma de colocar um pouco de esperança neste mundo que continua muito afetado pela pandemia e por cenários econômicos nebulosos e apreensivos. Então vamos praticar um pouco mais de inglês, pois a única coisa que nos espera no futuro, é o próprio futuro que construímos para nós a partir de agora. Let´s talk?