fbpx

As festas juninas estão entre as festividades mais populares em todo Brasil. Mesmo que em 2020 as festas públicas não ocorreram, fizemos questão de lembrar desta data, levando para todos os colaboradores da Zero Grau quitutes juninos: Pinhão, Pipoca, Amendoin (Cricri) e uma música passando em todos os setores.

Foto: AdobeStock

Qual a origem das festas juninas?

As festas juninas aqui no Brasil tem sua origem nas tradições europeias, misturadas com as culturas e folclore caipira e cabocla, em que cada região do Brasil acrescentou suas características locais.

Na Europa durante a transição da Idade Antiga para a Idade Média, houve a substituição das imagens de deuses pelas figuras dos santos da Igreja Católica. A imagem de São João Batista substituiu as antigas crenças pagãs mas a festa manteve os tradicionais ritos de colheita.

O uso da fogueira também é característica das festas de São João, tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus.

No caso específico do Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas. Tal prática foi com o tempo associada a outras tradições populares, como o forrobodó africano (espécie de dança de arrasta-pé), que daria no forró nordestino, e a quadrilha caipira, que herdou elementos de bailes populares da Europa – palavras como “anarriê”, “alavantú” e “balancê”, por exemplo, são adaptações de termos de bailes populares da França.

Zero Grau e as Festas Juninas

Para nós da Zero Grau, as festas juninas são muito representativas, não somente pelo aspecto cultural, mas também por movimentar uma grande fatia da economia, que vai desde pequenas festas comunitárias, que fazem alegria com as crianças das escolas, até as grandes festas de São João como exemplo a de Caruaru no estado do Pernambuco.

Para estas diversas festas, a Zero Grau sempre foi fornecedor de produtos para refrigerar e conservar bebidas, principalmente Caixas Térmicas para uso com gelo, que tem uma alta durabilidade e conseguem manter o produto por muito tempo, mesmo em um clima adverso.