Indústria da cerveja artesanal mostra estabilidade do setor em Feira e Festival que ocorreram entre os dias 04 e 07 de Maio.

Na última semana, a indústria Zero Grau participou da Feira e Festival Nacional da Cerveja em Blumenau – no estado de Santa Catarina – expondo seus produtos para o mercado das cervejarias artesanais em um dos mais representativos eventos do setor no Brasil

Em conversa com empresários, as dificuldades ainda estão no caminho, mas com bons sinais de retomada. Já é possível voltar a projetar crescimento para as cervejarias. “O mercado em si já está estabelecido no Brasil, os estilos de cervejas artesanais já estão consolidados e tem um público fiel e defensor das marcas que as produzem. O setor em si já se movimenta como um bloco e eventos como este em Blumenau reforçam a grande oportunidade que os empresários encontraram quando decidiram investir no modelo de negócio das cervejarias artesanais.” Complementa Leandro Spaniol, gerente de marketing da Zero Grau.

A força da indústria de refrigeração, próxima ao setor cervejeiro, mostra o quanto a empresa quer representar cada vez mais este mercado que mostra excelentes sinais de melhoria após dois anos de pandemia. A refrigeração precisa estar presente em diversas etapas, afinal tomar um chopp ou uma cerveja quente ninguém merece! Os produtos e serviços da Zero Grau são relevantes para muito além do servir o produto na temperatura certa, pois, toda cadeia de produção e armazenamento também precisa de refrigeração para manter o tempo de vida e a manutenção das características sensoriais do produto.

Em Blumenau, além da Feira Nacional onde fornecedores tiveram a oportunidade de reforçar seus produtos para empresários do setor, ocorreu também o Festival Nacional da Cerveja, onde inúmeras marcas de cerveja puderam expor e comercializar seus estilos, recebendo reconhecimento e visibilidade. A reabertura dos eventos presenciais auxiliam em muito o setor! Inclusive, Blumenau já está organizando a agenda para a Oktoberfest deste ano, evento tradicional em que muitas das cervejas artesanais também buscam espaço para vender seus estilos.

Algumas marcas afirmam que, somente a Oktoberfest é responsável por 15% a 20% de seu faturamento anual. Muito além do consumo, o setor gera renda, negócios e empregos para muita gente.

Mais eventos como este estão projetados para o ano. O próxima feira na qual a Zero Grau vai participar será em São Paulo, na Brasil Brau, exposição de máquinas, equipamentos e serviços também totalmente voltada ao mercado das cervejarias artesanais, que irá ocorrer entre os dia 31 de Maio, 01 e 02 de Junho, no Pavilhão do São Paulo Expo.

Nos vemos por lá.