Entender o que é refrigeração por ar forçado faz muito sentido para quem tem um comércio na área da alimentação ou de bebidas. Assim como também é importante para quem está estudando a compra de equipamentos de refrigeração, como freezers e geladeiras.

Um gestor de compras de uma grande indústria ou um pequeno empreendedor que quer abrir o próprio negócio. A verdade é que não importa quem você é nessa hora: conhecer os sistemas de refrigeração vai ajudar a fazer uma compra mais inteligente para o seu negócio.

Cada um desses sistemas possuem as suas características, o que indica vantagens. Isso quer dizer que não existe o melhor sistema de refrigeração do mundo. Só que existe o que é mais indicado para você, a partir do seu projeto, da sua ideia e do seu objetivo.

Quais são os tipos de sistemas de refrigeração

Esse conteúdo vai ajudar você a entender um pouco mais quando surgir expressões como “ar forçado” ou “placas frias”, o que é comum no mercado de equipamentos de refrigeração.

O que é refrigeração por ar forçado

É um sistema de refrigeração que trabalha com a circulação do ar dentro do equipamento, impulsionado por um conjunto de ventiladores que faz o ar do interior do equipamento passar por dentro do evaporador, por isso dizemos que é ar forçado. A resfriamento acontece neste conjunto do evaporador, dentro do conjunto de varetas, onde o gás refrigerante circula em baixa temperatura.

A principal vantagem do sistema de ar forçado tem a ver com o aumento da capacidade na hora de refrigerar o ambiente.

Por isso, a instalação é muito comum em comércios, sendo usado para conservadores de bebidas, exposição de alimentos congelados, no autoatendimento e minicâmaras frias de estocagem. A aplicação também é comum de ser usado em estruturas frigoríficas como as câmaras frias de maior porte.

O que é refrigeração estática

Na linguagem popular, esse tipo de refrigeração é conhecido como refrigeração por placas. O motivo é que o sistema é resfriado a partir de serpentinas que ficam na parte de trás de uma placa de metal, formando uma placa fria de refrigeração.

Nesse caso, a vantagem está no fato de que tem um preço baixo nos equipamentos. No entanto, pode apresentar alguns ruídos.

Atualmente, é o sistema mais comum de ser visto no Brasil. Sendo que tem motores, circuitos específicos para frigoríficos ou congelados. Pode ser usado em balcões expositores de bebidas. 

Curiosamente, é um sistema muito aceito em laboratórios por ser resistente a químicos.

O que é refrigeração por evaporação

É um sistema mais difícil de ser explicado em palavras. Por isso, vamos levar em conta o processo: o vapor frio sai por um tubo que cria uma resistência à circulação do fluido refrigerante e resfria o interior do ambiente.

De maneira geral, temos um sistema de refrigeração onde há o processo natural da compreensão de um gás que contém fluído refrigerante. Ele pode absorver calor do ambiente interno do evaporador.

É muito comum ser usado em confeitarias pelo fato de não ter um alto poder de resfriamento.

Os sistemas de refrigeração para alimentos e bebidas

Agora que vimos os principais tipos de sistemas de refrigeração, a nossa ideia é focar no setor de bebidas e alimentos. Qual será que é o sistema mais usado é mais indicado para esse objetivo de conservar esse tipo de produto?

Hoje, os equipamentos de uso comercial podem ser da refrigeração estática ou por ar forçado. Cada um possui as suas próprias características técnicas e os benefícios. E é legal frisar essas diferenças porque elas podem dizer muito sobre o custo-benefício de cada equipamento.

Por exemplo, um equipamento de refrigeração por ar forçado pode ter um poder de frio que é até 3 vezes maior do que o equipamento de refrigeração estática. Logo, indica que vai gelar os produtos internos mais rapidamente.

Porém, esse mesmo sistema pode não ser o mais indicado para preservar alimentos mais sensíveis, como aqueles do hortifrúti.

Como saber qual é o melhor sistema de refrigeração?

O que se deve observar nessa hora vai envolver diversos aspectos. Assim, não se deve, em hipótese alguma, pensar apenas no preço do equipamento de refrigeração. Algumas análises técnicas que um gestor de compras ou um empreendedor deve fazer são:

  • A capacidade do equipamento de refrigeração
  • A carga térmica requerida para o bom funcionamento
  • O tipo de produto que será armazenado nesse equipamento
  • A tecnologia usada e os diferenciais que esse sistema poderá oferecer

E para ajudar você nessa missão, mesmo que já tenhamos trazido aqui os detalhes dos sistemas de refrigeração, agora vamos mostrar outros vieses, com foco nos alimentos.

O sistema de refrigeração por ar forçado

Uma das principais vantagens do sistema de refrigeração por ar forçado, quando comparado ao sistema estático, é que ele tem um frio mais uniforme. Isso porque o processo acontece sem que exista a necessidade de um contato com as paredes do equipamento.

Obviamente, quem permite esse diferencial é a ventoinha, que funciona como um micro ventilador que sopra o ar juntos nas bobinas, fazendo o frio circular por todo ambiente. É isso que permite que as cervejeiras tenham fluxo de ar contínuo, por exemplo.

O sistema de refrigeração estática

Podemos notar que nesse tipo de sistema de refrigeração, o frio acontece a partir de um procedimento gradual, que envolve a troca de calor do frio que vem das paredes do equipamento com os produtos que estão dentro dele. Ou seja, existe esse contato.

Isso nos permite entender, na prática, porque é um tipo de refrigeração muito comum em expositores de sorvetes. Também pode ser uma ideia para conservar produtos congelados, como as polpas de frutas. Já as frutas ou vegetais in natura não poderiam ser colocados neles.

Os produtos da Zero Grau

A Zero Grau é uma fabricante de equipamentos de refrigeração, que tem parceria com empresas que prezam pela qualidade dos produtos. Afinal, ninguém quer ter clientes reclamando que a bebida não gelou ou que os alimentos não estão bem conservados, certo?

A Zero Grau também não.

Por isso, nos preocupamos em colocar no mercado apenas os equipamentos que geram os melhores resultados, no que diz respeito aos sistemas de refrigeração. Para detalhar um pouco mais disso, trouxemos aqui dois exemplos.

A Cervejeira de 240 Litros tem um design incrível e iluminação de LED. E você pode estar se perguntando sobre o sistema de refrigeração, certo? Ele é de ar forçado. Logo, mesmo sob temperaturas negativas, o equipamento não congela. Tem vidro antiembaçante e muito mais.

O Refrigerador de 950 Litros é muito versátil para diferentes formas de uso. Possui 4 prateleiras e um excelente controle de temperatura e um eficiente isolamento térmico das paredes com poliuretano injetado. Também tem o sistema de resfriamento por ar forçado. Isso garante um controle de temperatura digital que fica entre 7 graus negativos até 10 graus positivos.

Além de cervejeiras e refrigeradores, a Zero Grau atua com muitos outros equipamentos de refrigeração, como fabricadores de gelo, câmaras frias, expositores, mini câmaras, etc. Visite a nossa página e conheça cada um dos produtos.