Por um lado, escolher as máquinas de fornecedores confiáveis é uma boa ideia para os estabelecimentos comerciais. Por outro, temos que considerar a manutenção preventiva em equipamento de refrigeração para que ele tenha a melhor performance.

Ou seja, não é porque o seu negócio conta com refrigeradores, expositores ou outros produtos da Zero Grau, que é uma das marcas mais confiáveis do mercado atual, que a empresa não deve fazer a manutenção preventiva. Esse cuidado precisa ser planejado.

A ideia é checar os componentes e realizar trocas, quando forem necessárias, para que os equipamentos funcionem da melhor forma. Isso quer dizer que não vão gastar mais energia do que precisam e que vão ter uma vida útil muito mais longa.

Temos um artigo que menciona mais disso: 5 dicas para economizar na conta de luz a partir da refrigeração comercial

No curto prazo, essa falta de atenção com a manutenção pode gerar problemas com a danificação de peças também. No longo prazo, os resultados negativos poderão vir com a perda de alimentos e bebidas, além de gastos imprevistos com o conserto emergencial.

O que é manutenção de refrigeração

Atualmente, existem dois tipos de manutenções que podem acontecer em equipamentos de refrigeração: a planejada (chamada de preventiva) e a não planejada (que tem o nome de corretiva). Nesse conteúdo, nós vamos mencionar sobre a que é planejada.

Mas, vale considerar que alguns estudiosos também consideram a manutenção preditiva. Ela tem um papel muito próximo da preventiva, sendo que muda o fato de que é mais focada no funcionamento do equipamento e não em falhas ou reparos.

Para não esquecer, considere:

  • A manutenção preditiva garante o funcionamento do equipamento
  • A manutenção preventiva prevê as possíveis falhas e reparos
  • A manutenção corretiva acontece quando há desgastes de componentes

Na prática, a manutenção corretiva é a que tem maiores custos porque já indica que o aparelho teve que ser parado. Isso vai gerar um valor para o serviço assim como no processo da cadeia de frio, onde os alimentos e as bebidas podem até estragar.

Qual o objetivo principal da manutenção preventiva em equipamento de refrigeração

Um primeiro motivo que existe para que as empresas que possuem esses equipamentos fazem a manutenção preventiva tem a ver com a prevenção, como o nome sugere.

Isso porque estar atento a possíveis falhas ou problemas é uma forma de antecipar soluções, o que acaba sendo importante também para o não comprometimento de resultados ou processos.

Quando a gente traz o tema para o dia a dia fica fácil entender: quanto custaria ao seu negócio um dia inteiro com as portas fechadas por conta de um equipamento quebrado? Ou o que aconteceria se todos os alimentos dentro deles estragassem?

Com certeza, custaria mais do que “parar” alguns minutos para fazer a manutenção preventiva. Não é verdade?

Até mesmo porque pausar um equipamento de maneira prévia e planejada sempre vai ser mais viável e mais barato do que ser pego desprevenido, como vamos ver nos tópicos abaixo.

Sendo assim, trouxemos aqui 3 benefícios muito reais para se fazer a manutenção preventiva em equipamento de refrigeração.

1 – É mais barato

Quando um equipamento de refrigeração quebra, isso envolve os gastos indesejados para qualquer estabelecimento comercial. Afinal, com certeza, ela vai ter custos com a manutenção, com a compra de peças novas, com o serviço do técnico e muito mais.

A manutenção preventiva também tem o viés de aumentar a vida útil do equipamento, que poderá durar muitos anos a mais. Além dessa durabilidade, o serviço também envolve a melhor performance dos maquinários, resultando em um melhor custo-benefício.

2 – É mais rápido

Durante a manutenção preventiva de equipamentos, os técnicos poderão avaliar o funcionamento deles e isso permite notar se existem peças que estão desgastadas ou se tem consertos que precisam ser feitos. É comum que esse tipo de serviço seja mais rápido do que se fosse feito em uma máquina quebrada.

E por que seria bom ter um serviço de conserto mais rápido? Justamente para que essa operação não resulte na perda de mercadorias, por exemplo. Afinal, a gente sabe que existem alimentos e bebidas que precisam estar o tempo todo em temperaturas adequadas.

3 – É mais inteligente

Esse tópico é consequente do que vimos acima. Se a manutenção preventiva é mais barata e mais rápida, obviamente, também acaba sendo uma escolha mais inteligente por parte do gestor e empreendedor.

Até mesmo porque isso permite que todas as áreas do estabelecimento se mobilizem para esse momento da manutenção, sem que existam perdas de horas de trabalho, por exemplo.

Vale a pena fazer a manutenção preventiva em equipamento de refrigeração

Todos os produtos que têm relação com a cadeia de frio são vistos como sensíveis à temperatura. Logo, independente da etapa do processo produtivo, eles precisam ser armazenados e transportados de maneira eficiente.

O motivo é que pequenas variações na temperatura ou no funcionamento dos equipamentos podem causar prejuízos além dos financeiros. Por exemplo, os alimentos e as bebidas se tornam impróprios para o consumo – ou seja, estragam.

Dessa forma, quando as falhas acontecem em qualquer sistema de refrigeração comercial, os estabelecimentos acabam amargando prejuízos em várias áreas. O tempo ocioso para o conserto das máquinas é apenas um deles.

Logo, é visível notar que a manutenção preventiva é uma boa ideia para toda empresa.

Como fazer a manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção, que pode ser programada e agendada de forma periódica, tem que ser feita por uma equipe de especialistas. A Zero Grau, por exemplo, oferece um atendimento rápido e eficaz para a assistência técnica de equipamentos e em toda parte do Brasil.

Dessa forma, os técnicos vão realizar inspeções visuais do sistema de refrigeração. Nessa hora, eles avaliam as possibilidades de vazamentos, de falta de isolamento, de rachaduras e de outros possíveis danos físicos em cada um dos produtos.

Em um segundo momento, também atuam na parte da limpeza do sistema. Isso acontece dentro e fora do maquinário. Logo, é um tipo de atividade que traz benefícios aos equipamentos, como na economia de energia.

E existe uma terceira etapa importante que é sobre calibrar e testar as máquinas de refrigeração. Nessa hora, o objetivo é saber e ter a certeza de que o produto está funcionando no seu melhor desempenho.

7 dicas de manutenção de câmara fria para realizar no dia a dia

Aliás, um dos principais cuidados que entram nesse tema é sobre o uso de peças originais do fabricante do equipamento de refrigeração. Além da garantia, existe a certeza de que ela fará sentido para aquele maquinário.

Existe um manual de boas práticas do Ministério da Saúde que cita os procedimentos básicos para a manutenção preventiva de equipamentos, como freezers, refrigeradores comerciais e câmaras frias.

Qual a importância em se fazer uma manutenção preventiva

Após essa leitura completa, quem faz a gestão de um estabelecimento comercial notou que esse cuidado com a manutenção preventiva dos equipamentos é fundamental para o crescimento sustentável da empresa.

Afinal, é sobre evitar a perda de produtos, a perda de clientes e os custos imprevistos. O contrário também é verdadeiro: com a manutenção, o equipamento passa a ter melhor desempenho e redução de custos (como com energia).

Portanto, entre em contato com a Zero Grau e planeje a sua manutenção preventiva!